Voluntariado
ÂÂÂÂÂÂ
Não é necessário preencher muitos requisitos para se ser voluntário na ABRA, apenas algum tempo livre, ser-se maior de idade - preferencialmente, ainda que a partir dos 16 e com autorização dos pais também possas ajudar, especialmente em tarefas que não envolvam o trato direto com os nossos amigos de 4 patas - e claro, gostar muito de animais.
O Canil Municipal de Braga é agora designado Centro de Recolha Oficial (CRO). Os animais que têm a infelicidade de entrar no CRO sofrem de todos os tipos de problemas: foram abandonados, negligenciados e alguns apresentam mazelas físicas e anímicas. A nossa missão é, na medida do possível, dar-lhes muito carinho e amor, tentando desta forma proporcionar-lhe o máximo de conforto e dignidade. É uma tarefa dura, tanto física como mentalmente, não há como negá-lo, e nem toda a gente tem o "estômago" para lidar algumas situações.
Atualmente, às segundas, quartas e sextas, uma equipa de voluntários desloca-se ao canil para cumprir a sua escala. Damos-lhes mimos, carinho, brincadeira e atenção, certificamo-nos de que todos têm comida e água com fartura, e agasalhos quentes para ajudar a passar as noites frias. Tentamos também socializá-los, habituando-os a pessoas e outros animais para que, ao surgir hipótese de serem adotados, a integração na nova família seja mais fácil e segura para todos, tenham 4 patas ou 2 pernas.
Em resumo, somos um grupo de pessoas com um interesse comum, que é dar as melhores condições a todos aqueles que tem a infelicidade de irem parar ao canil, quer sejam recolhidos da rua ou entregues pelos anteriores donos. Ao fim do dia, e apesar de tudo, é uma sensação gratificante saber que fizemos a nossa parte para tornar o mundo deles mais tolerável e digno. E esse parte, por pequena que seja, quando junta a todas as outras faz um todo bastante grande.
Relembramos que o canil não é nosso, é propriedade da AGERE, Empresa Municipal, que também é responsável pela sua gestão e aceitação de todos os animais que lá dão entrada. Devemos ter sempre presente este facto, e lembrarmo-nos que lá dentro somos apenas convidados, devendo como tal acatar todas as regras definidas pela entidade gestora, que gentilmente nos permite desenvolver o nosso trabalho.
Os horários das equipas neste momento são mais ou menos os seguintes:
|
|
|
|
Junta-te a nós nesta tarefa e, pelos animais, ajuda-nos a fazer a diferença. Eles precisam da ajuda de todos, e à maneira deles irão agradecer-te do fundo do coração.