Parvovirose canina

  • PDF

PARVOVIROSE DOS CÃES

A enterite causada pelo parvovírus é uma infecção viral muito séria do tracto intestinal dos cachorros. O vírus ataca as células do intestino resultando em vómito e diarreia profusa. O parvovírus também suprime o sistema imunitário e causa uma profunda diminuição dos glóbulos brancos circulantes no sangue.

O que é o parvovírus?

Parvovírus é um vírus muito pequeno, comparado com os outros vírus, que ataca os cachorros e infecta os seus intestinos. Ele destrói as células que revestem a mucosa dos intestinos e causa vómito e diarreia muito intensa que muitas vezes é sanguinolenta. Um grande número de partículas virais são libertadas nas fezes dos cães infectados e podem infectar outros cachorros, especialmente os que não foram vacinados ou que ainda não completaram o seu esquema vacinal.

Quais são os sinais da infecção pelo parvovírus?

Os cães infectados geralmente desenvolvem sinais da doença 4-7 dias depois de serem expostos ao vírus infectante. A infecção é usualmente resultante da ingestão de material infectado, maioritariamente de materiais excretados por cães infectados. Os sinais iniciais da infecção são apatia, anorexia (falta de apetite) e vómitos. A doença progride com desidratação, diarreia e letargia severa. Cães infectados podem desenvolver um estado de choque devido à desidratação ou infecção bacteriana secundária.

Existe algum tratamento para a enterite causada pelo parvovírus?

Actualmente, não existe nenhum tratamento directo contra o vírus. A terapêutica é de “suporte” e consiste essencialmente na administração ao cão de fluidos e electrólitos através das veias para compensar a desidratação e corrigir as perdas de fluidos através dos vómitos, diarreia e a recusa do animal beber durante a doença. Os cães são também tratados com medicamentos que param os vómitos, previnem a ulceração gástrica e com antibióticos para prevenir infecções secundárias por bactérias.

Como posso prevenir o meu cachorro de apanhar a parvovirose?

É imperativo vacinar o seu cachorro de acordo com as recomendações do veterinário. Os cachorros que nasceram de mães que foram vacinadas, usualmente têm anticorpos das suas mães (anticorpos maternais) que os protegem contra a infecção durante as primeiras semanas das suas vidas. O cachorro está em perigo depois que o nível dos anticorpos recebidos da mãe diminuir no seu sangue e é nessa altura que ele deve ser vacinado.

Os anticorpos maternais impedem a vacinação, então a vacina deve ser injectada quando os anticorpos maternais já não protegem o cachorro, diferindo de animal para animal essa altura. A vacinação é repetida de modo a termos a certeza que o cachorro apanhou uma dose vacinal efectiva e a potenciar o seu efeito protector. As mães devem ser vacinadas antes de estarem gestantes.

Para prevenir a expansão da infecção, os cães doentes devem ser isolados dos outros cães e as jaulas e caixas devem ser propriamente desinfectadas e limpas. Sugerimos a utilização de uma solução composta por uma parte de lixívia por 30 de água. Os cachorros que ainda não completaram o seu esquema vacinal não devem ser expostos a animais potencialmente infectados ou no ambiente aonde estes estiveram.

Se o seu cão tem algum sintoma aqui referido, levo-o de imediato ao veterinário, quanto mais cedo for mais hipóteses de sobreviver tem!

adaptado do Fórum da Companhia dos Animais

(http://www.companhiadosanimais.pt/forum/viewtopic.php?t=6548)