Esgana

  • PDF

Esgana

O que é?

A esgana é um doença viral, altamente contagiosa e eventualmente mortal. Ataca os cães de qualquer idade, muito particularmente os animais mais jovens e mais velhos.

A transmissão é geralmente por contacto directo (fezes, animais infectados, humanos contaminados - que estiveram em contacto com o virús) ou por via aerea (espirro ou tosse). É devido a esta facilidade de transmissão que surgem tantos casos de esgana, especialmente em cachorros que ainda não iniciaram o programa de vacinação ou apresentam o sistema imunitário suficientemente forte.

Por isso deve-se evitar que o cachorro tenha o contacto directo com o exterior (rua, outros animais) até que seja vacinado. Se um cão tiver esgana, deve ser rigorosamente isolado de outros cães.

Se o cão apresentar os primeiros sintomas de esgana, deve ser levado imediatamente ao veterinário. O atraso de um ou dois dias pode ser fatal.

Como tratar

Infelizmente não existe um tratamento especifico para a esgana. Quando mais velho for o cão, maiores serão as probabilidades de sobreviver á doença. O animal poderá sofrer algumas sequelas, como espasmos musculares, epilepsia ou paralesia temporária, ou permanente. O tratamento consiste em reduzir alguns dos sintomas, incluindo repouso, aplicação intravenosa de fluidos e outros.

Como prevenir?

Consiste em preservar o cachorro de agentes exteriores, mantendo-o em espaços limpos, especialmente antes das primeiras vacinas. E apartir das 8 semanas de idade vacinar o cachorro, deverá ser dado o reforço passado um mês depois da primeira vacinação e depois revacinar anualmente!!

Um cachorro raramente consegue sobreviver a um virús como a esgana....