Síndrome coriza ( Influenza felina)

  • PDF

O que é a Gripe dos Gatos?

A Gripe dos Gatos é uma doença com sintomas semelhantes aos da variante humana, que afecta o tracto respiratório superior dos felinos, incluindo os olhos, nariz, faringe, boca, laringe, traqueia e, ocasionalmente, os brônquios e pulmões. Os sintomas resolvem-se geralmente ao fim de 2-3 semanas, mas se não forem correctamente tratados, os gatos poderão sofrer de problemas respiratórios prolongados..

Como se dissemina?

A Gripe dos Gatos dissemina-se facilmente nos locais em que estes animais estejam em contacto estreito uns com os outros num ambiente de proximidade (ex: gatil). A doença pode ser contraída quer por contacto directo com outros gatos quer por inalação de "gotículas de espirros" dos portadores. Estas gotículas podem alcançar largos metros, disseminando a doença a outros gatos de um gatil, a não ser que os animaisinfectados possam ser isolados ou dotados de barreiras anti-espirro.

Existem grandes quantidades de vírus presentes na saliva, lágrimas e secreções nasais, pelo que os gatos que sejam mantidos juntos durante um surto estarão susceptíveis a contrair a doença, especialmente se se cheirarem uns aos outros ou comerem em comedouros colectivos.

Os gatos que tenham recuperado recentemente da doença tornam-se portadores. Embora não apresentem sintomas da doenç, poderão transmitir o vírus a gatos susceptíveis, especialmente nas condições referidas acima.

Identificar os sintomas

A Gripe dos Gatos é muito semelhante às constipações e gripes dos humanos. Os sintomas são espirros, temperatura corporal elevada, prostação e falta de apepite devido à incapacidade de cheirar a comida. Outros sinais visíveis poderão ser gânglios linfáticos visivelmente inchados por baixo do queixo, que se poderão manter durante largas semanas, e úlceras bucais que tornam a ingestão de alimentos muito dolorosa, outra explicação para a perda de apetite.

O que se pode fazer?

É importante controlar eventuais infecções secundárias bacterianas com antibiótico. Os bons cuidados de enfermagem também são vitais. Os gatos devem ser encorajados a comer e beber, o que se poderá conseguir através de recurso a multivitaminas, da administração de medicamentos que ajudem a dissolver as secreções e dando ao gato alimentação com um forte odor, como por exemplo sardinhas ou fígado.
É importante assegurar o conforto do gato infectado, mantendo as suas vias respiratórias desobstruídas através da remoção de corrimentos ressequidos à volta do nariz. É igualmente importante assegurar o ar fresco/ventilação abundante.


Mais vale prevenir que remediar

Existe vacinação para a Influenza Felina que pode ser administrada uma vez por ano. Num ambiente em que existam vários gatos, o isolamento é essencial para prevenir disseminação da doença. Quando num gatil, os tratadores devem tratar os gatos doentes em último para evitar o contágio e no final devem lavar o rosto, mãos, calçado e vestuário.
Em locais de prevalência da gripe dos gatos, as fêmeas deverão parir em isolamento e a ninhada deve ser mantida igualmente em isolamento até ser vacinada.


adaptado do Fórum da Companhia dos Animais
(http://www.companhiadosanimais.pt/forum/viewtopic.php?t=3384)