Gatos do gatil municipal de Braga

  • PDF

Durante esta última semana mais 2 gatos do Gatil Municipal não resistiram ao surto infeccioso que, apesar de todos os esforços em contrário, ainda se mantém activo no gatil.

Eleva-se, assim, para 12 o número de animais que infelizmente morreram em virtude desta doença, apesar do estrito protocolo de higiene adoptado para tentar debelar este problema. Infelizmente torna-se agora claro que essas medidas por si só são insuficientes para conter e travar esta ameaça. Perante estes factos, o médico veterinário municipal, elaborou um plano de contingência que, infelizmente, passará pelo abate de todos os animais que se encontram actualmente alojados no gatil no próximo dia 27 de Setembro.

A intenção da Abra é arranjar FAT/FAD (Família de Acolhimento Temporário / Definitivo) para todos os animais que não demonstrem sinais óbvios de terem contraído a doença na sua fase aguda.


gaya heloy drica shiva miaugy demi 

 eugenie00 latica00 puggi jamali 

pitera00 lixi pitera gioma00 picasso Ingrid

É importante referir que um gato aparentemente saudável, isto é, sem qualquer tipo de sintoma que aponte no sentido de ter contraído PIF (Peritonite Infecciosa Felina), pode ser portador assintomático do vírus FECoV (Feline Enteric Coronavirus) e, consequentemente, transmissor, contaminando outros gatos. É impossível determinar se se manterá infeccioso por semanas, meses, anos ou até ao fim da vida, pois infelizmente há casos registados que correspondem a qualquer uma dessas hipóteses, não havendo um padrão que possa servir de guia. Por este motivo, e sem recurso a testes dispendiosos que não temos como suportar, é impossível distinguir animais infectados de animais saudáveis. Se algum destes gatos for adoptado ou seguir para uma FAT não poderá nunca mais regressar ao gatil. O seu regresso/devolução implica que seja abatido aquando da sua entrada, por forma a proteger a saúde de todos os animais que na altura se encontrem no gatil, impedindo-se dessa forma o despoletar de um novo surto infeccioso.

A PIF é uma doença transmissivel apenas à espécie felina sendo que quem os acolher não corre risco de contágio. 

 

Para ver todo o comunicado carregue aqui.

 

19 Setembro - Actualização: A gatinha Gioma não resistiu ao vírus.

20 Setembro - Actualização: A gatinha Pitera não resistiu ao vírus.

24 Setembro - Actualização: A gata Latica não resistiu ao vírus.
As gatas Drica, Heloy e Gaya foram adoptadas.
As gatas Shiva, Lixi e Kriska arranjaram FAT.

25 Setembro - Actualização: Os gatos Picasso e Jamali arranjaram FAT.
                                               Ainda precisam de FAT/dono: Demi, Eugenie, Miaugy, Ingrid e Puggi.

26 Setembro - Actualização: Os gatos Miaugy, Demi e Puggi arranjaram FAT, o gato Ingrid irá sair amanhã. A gata Eugenie seguiu para uma clínica onde se encontra internada.

 

A ABRA aproveita para agradecer às pessoas que não ficaram indiferentes e contribuiram para que todos os gatos fossem salvos do abate certo.

A ABRA irá realizar uma desinfecção geral ao canil e gatil no próximo sábado, dia 29. 


29 Setembro - Actualização: O gato Ingrid tinha ido para Fat mas tragicamente não resistiu ao vírus. A ABRA procedeu à desinfecção do canil/gatil, pode ver a noticia relacionada premindo aqui.