RUAN: PRECISA DE AJUDA

  • PDF

Apresentámos-vos o Ruan, um canito especial…

{webgallery}

 __CIMG3335

{/webgallery}

O Ruan entrou na vida de duas voluntárias da ABRA, da forma mais inesperada e triste…

Numa sexta-feira à noite, saíram para o habitual passeio nocturno com os seus canitos. Tudo corria normalmente até que avistaram um pequeno vulto, encostado junto a um prédio. Estava escuro e, por isso, a primeira percepção foi a de um saco do lixo fora de sítio. Mas, a curiosidade das duas voluntárias não ficou satisfeita. Aproximaram-se e perceberam que era um canito de pelagem preta, todo encolhidinho sobre si mesmo, a tremer e a chorar baixinho…

Logo ali perceberam que o canito não podia estar bem… mas pior, foi a descoberta que se seguiu. O Ruan estava a penar de sofrimento. Não se conseguia levantar pois tinha qualquer coisa de grave num pata. A escuridão não deixava perceber a gravidade da lesão.

Com muito jeitinho e paciência, lá conseguiram que o Ruan mostrasse os seus lindos olhinhos e olhasse nos olhos das voluntárias para perceber que estavam ali para lhe fazer bem!
Primeiro os olhos, depois uma pata, mais outra até que perceberam que o problema era numa das patas traseiras… as mãos das voluntárias estavam cheias de sangue mas não conseguiam perceber de onde vinha…Em nenhum momento e, apesar de tamanha dor que estava a sentir, o Ruan mostrou algum sinal de agressividade…

Conseguiram pegar no Ruan e encaminharam-se para uma clínica veterinária.

{webgallery}

 __CIMG3261

{/webgallery}

Aí, com a luz suficiente, viu-se a real dimensão do ferimento numa das patas traseiras. Estava difícil manter por perto, o cheiro a sangue, ferida exposta era intenso… mas deviam isso ao Ruan.

Veja as fotos da patinha do Ruan. A ABRA adverte que são de conteúdo sensível!

{webgallery}

__CIMG3264__CIMG3267__CIMG3274

{/webgallery}

Logo, na hora, foi feito o diagnóstico. O Ruan tinha sido vítima de atropelamento. A roda do carro arrancara-lhe parte dos tecidos e o Ruan tinha a pata com tendões, ossos… tudo exposto. Avaliou-se a situação e foi dito que a recuperação do membro era viável… morosa, dispendiosa mas viável. O Ruan fez o primeiro penso “gordo” nessa mesma noite, sem que em algum momento mostrasse má reacção… só chorava baixinho!

{webgallery}

 __CIMG3333

{/webgallery}

Havia que arranjar uma família de acolhimento temporário onde o Ruan pudesse recuperar e rapidamente alguém se sensibilizou com a condição dele e aceitou recebê-lo.

Foram dois longos meses de recuperação, com pensos feitos com muita frequência (uma média de 3 pensos por semana).

A meio do tratamento, já grande parte do tecido tinha crescido; no entanto, dois dos dedos comprometidos não estavam a solidarizar e havia a possibilidade de ter que se amputar… mas, com uma pequena intervenção cirúrgica travou-se esta tendência e o Ruan continua com todos os dedinhos.

Neste momento, o Ruan está completamente restabelecido. Usa a pata na sua plenitude! O pelo já está a crescer e não ficou com nenhuma sequela.

{webgallery}

 __Ruan_P4105266__Ruan_P4105267__Ruan_P4105290__Ruan_P4105309__Ruan_P4105346

{/webgallery}

Melhor de tudo é olhar para ele e comparar o estado em que foi encontrado e como ela está feliz, agora… só quer correr e brincar!

A recuperação do Ruan implicou a dedicação/ esforço de muita gente mas neste momento, precisa da sua colaboração a nível monetário.

Apelamos à ajuda de todos para podermos saldar a conta da recuperação do Ruan. A sua contribuição é muito importante para o Ruan!!

O Ruan precisa de um novo lar!

DONATIVOS PARA OS TRATAMENTOS DO RUAN

(dia 07 Junho: 22h00)

ANGARIADOS: 303 €  - TOTAL DA DESPESA: 304.20 €

(ver a factura)

{webgallery}

Fact_Ruan

{/webgallery}

Obrigado a todos que contribuiram para o Ruan! A sua conta está praticamente saldada!

{webgallery}

 __Ruan_P4105349

{/webgallery}