Gato resgatado de um esgoto em Braga

  • PDF

YOUTUBE: GATO RESGATADO DE UM ESGOTO!

(16 Maio 2007)

No passado dia 9, uma voluntária da ABRA tomou conhecimento da existência de um gato que estava a miar num tubo de esgoto no rio Este, em Braga.

A ABRA não tem como função resgatar animais, mas alguns voluntários, a título individual, decidiram averiguar o que se passava...

Segundo algumas pessoas que pararam para ver, o gato já estava naquele sítio há pelo menos duas semanas dentro de um tubo cuja única saída era através do rio.

{webgallery}

DSC03612

{/webgallery}

Um voluntário entrou no tubo e viu um gato siamês, bastante assustado.

{webgallery}

G3G2

{/webgallery}

O gato escondia-se num buraco sempre que alguém tentava aproximar-se, e ficou claro que seria preciso utilizar uma espécie de armadilha para o resgatar!

Nesse dia o gato foi alimentado, e foi colocado um cobertor para ele dormir mais aconchegado.

No dia seguinte (Quinta-feira), como ainda não havia nenhuma armadilha, o gato foi alimentado de novo.

{webgallery}

DSC03606

{/webgallery}

No dia seguinte (Sexta-feira) os voluntários voltaram ao local, desta vez com uma armadilha. Apesar da espera de cerca de 3 horas, o gato não entrou na jaula, porque provavelmente não tinha fome suficiente. Foi-lhe deixada comida mais uma vez, e no fim-de-semana o gato não foi alimentado.

Na Segunda-feira, dia 14 de Maio, os voluntários da ABRA foram mais uma vez tentar o resgate com a armadilha. O resultado foi muito bom, porque o gato entrou na jaula passados poucos minutos.

{webgallery}

gatogato2gato3gato5

{/webgallery}

O gato foi imediatamente levado a uma clínica veterinária, e o veterinário pensa que ele é cego de ambos os olhos. Poderá ter uma vida normal, desde que viva em apartamento e não tenha acesso à rua. Ele ganhará noção do espaço, e aprenderá a evitar os obstáculos, mesmo sem os ver.

Procura-se, portanto, um dono para este gato, que já sofreu bastante e merece uma vida melhor!

Os voluntários da ABRA agradecem à Dra. Graça, que tão gentil e prontamente emprestou a armadilha, indispensável para este resgate!

Muito obrigado!!!

Actualização - 16 Maio

O Youtube continua assustado, mas alimenta-se bem, o que é muito bom sinal.

A veterinária acha possível que a cegueira não seja total.

{webgallery}

1

{/webgallery}

Actualização - 20 Maio

O Youtube foi para FAT e está a portar-se muito bem. Está a tomar um medicamento porque tem alguma diarreia, mas não é grave.

Aparentemente o Youtube reage à aproximação, pelo que não será totalmente cego, mas falta apurar quanto ele vê. Está pronto para adopção, e só lhe falta mesmo um dono!

Actualização - 26 Junho

O Youtube foi adoptado!