Todo o cuidado é pouco!
Domingo, 8 de outubro de 2023
As lagartas do pinheiro são consideradas uma praga no nosso país. Entre Janeiro e Maio as lagartas abandonam os pinheiros e enterram-se no chão para continuar o seu ciclo de vida. Durante este processo, descem em fila pelos pinheiros, sendo nesta altura a fase mais perigosa.
Os animais, principalmente cães, costumam cheirar as lagartas, principalmente porque ficam curiosos com os seus movimentos em fila. Quando tocam com o focinho nas lagartas os seus pelos libertam substâncias que provocam inflamação e reação alérgica que pode levar à necrose dos tecidos.
Evite que o seu cão se lambe, para não disseminar os pelos urticantes. Deve levá-lo de imediato ao veterinário para efetuar uma limpeza da zona com soro fisiológico e administrar medicações para diminuir a reação alérgica.
Ainda com todos os cuidados, é possível que ocorra necrose dos tecidos que estiveram em contacto com as substâncias libertadas pelos pelos das lagartas, e esse tecido “morto” pode levar a lesões graves. Por exemplo, em situações graves, o animal pode perder parte da língua.
A melhor forma de prevenir esta situação é evitando o acesso a zonas com pinheiros, especialmente nestas épocas.