Cão preso a uma árvore no meio de um monte foi salvo pela ABRA

  • PDF

CRUELDADE SEM LIMITES

CÃO PRESO E ABANDONADO NUM MONTE

{webgallery}

P3310004

{/webgallery}

Esta é mais uma daquelas histórias que coloca em dúvida a tese de que todos os seres humanos são racionais. Em pleno século XXI, ainda há pessoas capazes de cometer atrocidades impensáveis contra animais.

O caso passou-se no sábado, dia 31 de Março de 2007, em Santa Marta das Cortiças (um monte muito isolado nos arredores de Braga), e só teve um final feliz graças à intervenção da ABRA.

Um cão que estava preso a uma árvore e aparentemente abandonado, no meio do monte, foi resgatado e levado para o canil municipal de Braga, no dia seguinte a ABRA arranjou uma Fat para ele.

O salvamento do animal demorou cerca de quatro horas e já passava da meia-noite quando foi possível soltá-lo.

{webgallery}

P3310001

{/webgallery}

A Associação foi contactada no sábado, ao início e ao final da tarde, por pessoas diferentes, dando conta de um cão de grande que estava preso a uma árvore, no meio do monte.

Os voluntários da ABRA foram verificar e comprovaram que de facto um cão preto de porte grande e de raça cruzada Retrevier do Labrador estava preso ao tronco de uma árvore.

{webgallery}

P3310009

{/webgallery}

A trela do animal não tinha mais do que 10 centímetros, o que nem sequer lhe permitia deitar-se. Também não tinha água, nem alimentos.

A ABRA não faz ideia de quanto tempo é que o cão esteve preso. O certo é que ele estava em pânico e não deixava ninguém aproximar-se.

Foi necessária a intervenção de um médico veterinário que aconselhou a dar calmantes ao animal. Foi ainda pedida a presença de um especialista de cães.

Não foi tarefa fácil. Demorou-se quatro horas para se conseguir aproximar do cão e soltá-lo, estava em estado de choque e muito agitado.

A ABRA agredece toda a ajuda prestada pelo César, que foi fundamental com a sua experiência profissional para o final feliz deste resgate.